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Ao longo do tempo, nos estudos sobre liderança, tanto profissional como pessoal, nos processos de coaching uma das coisas que mais se trabalham nos coachee’s, são as chamadas competências.

Trabalhamos muitas competência que essa nova era, chamada de era do conhecimento do século XXI, vem se desenvolvendo nos estudos das competências necessárias para o líder influenciador e desenvolvedor de pessoas.

Em seu livro Coaching, Mentoring e Couseling, Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira, da editora Atlas, escreveu, o seguinte:

“A questão de analisar o delineamento das competências do geral, para particular ocorre em, praticamente, todos os estudos realizados, tais como por Hamel e Prahalad (1995:24), que identificaram três grupos de competências:

  1. Essenciais, que representam a dimensão empresarial do conjunto de suas competências mais importantes e que sustentam as suas vantagens competitivas.
  2. Funcionais, que são as competências essenciais ao otimizado desenho das áreas ou unidades organizacionais de uma empresa; e
  3. Individuais, que representam o foco básico da alocação das competências, podendo repensar o modelo de administração, os processos, as atividades, os negócios, os produtos, e os serviços de uma empresa, pois são os indivíduos que tem a soberana capacidade de aplicar conhecimento adquirido em uma situação operacional, tática ou estratégica da empresa considerada.”

Portanto, fica mais fácil na hora de você estudar as competências que necessita para o mercado atual de suas habilidades.

Dividir as competências em grupo é uma ótima opção estratégica, para facilitar sua escolhas, tanto de emprego como de empresário, pois no emprego, você precisa conhecer para cada função e a cada empresa quais são as competências exigidas para cada negocio, e assim você verifica em suas competências individuais, quais já tem e quais precisam se desenvolver.

Nas que precisam desenvolver, uma forma fácil e rápida para conseguir isso, é através do processo de coaching.

Pensem no seguinte, as que já tem, precisam ser mantidas, e as que ainda não tem, precisam desenvolver, e o processo de coaching é o caminho para essas duas necessidades.

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