Coaching em Conta-Gotas
24 de maio de 2017
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25 de maio de 2017

Sabemos que o processo de coaching trabalha muito fortemente as questões da competências, e temos muitas se fizermos um inventário das competências.

Hoje quero contribuir com o nosso banco de competências, acrescentando mais quatro que na visão da psicologia apreciativa são fundamentais.

Essas quatro competências são fundamentais quando aplicadas na Descoberta, no Sonho, no Planejamento e para o futuro:

1a Competência Afirmativa: A organização se baseia na capacidade humana pra apreciar possibilidades positivas focalizando seletivamente os pontos fortes, sucessos e potenciais atuais e passados. Ao nutrir a competência afirmativa, os lideres de uma organização de alto desempenho comemoram as conquistas dos membros, direcionando a atenção para os pontos fortes deles como fonte de vitalidade da organização.

2a Competência Expansiva: A organização desafia os hábitos e práticas convencionais, provocando os integrantes a experimentarem ao máximo. Ela faz promessas expansivas que os desafia a se ampliarem em novas direções, e isto evoca um grupo de valores e ideias mais elevados que os inspiram a ter um envolvimento intenso. As organizações de alto desempenho criam uma visão que desafia os integrantes encorajando-os a ir além das formas conhecidas de pensamento, elas provocam os membros a irem além do que parecia ser os limites razoáveis.

3a Competência Generativa: A organização constrói sistemas integrados que permitem aos membros verem o resultado de suas ações, para reconhecer que estão fazendo uma contribuição relevante e para experimentar uma sensação de progresso. As organizações de alto desempenho inspiram os melhores esforços dos membros. Seus sistemas incluem um feedback elaborado e oportuno para que os membros sintam que estão contribuindo para um propósito significativo. Em particular isto é importante para que as pessoas experimentem o progresso, vejam que suas tarefas rotineiras fazem a diferença. Quando os membros percebem que seu esforços estão contribuindo para a realização do objetivo desejado, é mais provável que tenham uma sensação de esperança e empoderamento.

4a Competência Colaborativa: A organização cria fóruns nos quais os membros se envolvem no diálogo contínuo e trocam diversas perspectivas para transformar sistemas. Sistemas colaborativos que permitem que diálogo promova a articulação de múltiplas perspectivas e encoraja o debate contínuo e ativo. A organização de alto desempenho cria o ambiente que promove a participação e planos de trabalho altamente comprometidos.

FONTE: COOPERRIDER, David L., WHITNEY, Diana, STAVROS, Jacqueline M., Manual da Investigação Apreciativa, Ed. Qualitymark, 2009, pg. 229.

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