Blinde sua mente contra o pessimismo.
23 de maio de 2016
Liderança uma competência para fazer a gestão de pessoas
30 de maio de 2016

Toda vez que se pensar em planejamento, seja ele de vida, carreira, ou da empresa, não podemos esquecer de alguns elementos importantes do planejamento, pois assim, terá mais que 80% de acerto no resultado esperado.

  1. Processos de Negócios; todo e qualquer negócio na vida precisa ter um processo que nos ajude a colocar em prática aquilo que foi planejado. Por exemplo, processo de carreira, onde quero trabalhar, que competências a organização exige para a função projetada, com quem falar, etc.
  2. Comunicação; como vou comunicar aos envolvidos e ao mercado que estamos atuando.
  3. Competências; que competências necessárias preciso ter para que o objetivo proposto seja atingido?
  4. Cultura; está intimamente ligado aos nossos valores, missão e visão.
  5. Relações com clientes; que tipo de relacionamento pretendo ter com meus clientes, ou os envolvidos?
  6. Educação; ligado a treinamento.
  7. Estrutura de custos e investimentos; aqui entra todos os gastos, e investimentos necessários para o negócio.
  8. Estrutura de receita; como será a nossa receita?
  9. Práticas de gerenciamento; Liderança, e gerenciamento dos processos.
  10. Estratégia; Qual será nossa estratégia que vamos adotar de curto, médio e longo prazos?
  11. Sistemas e tecnologia; Isso também está ligado aos processos do negócio.
  12. Alianças e Parcerias; quem serão nossos parceiros de negócio?
  13. Conhecimento do mercado; conheço o mercado onde vou atuar?

Vejam são itens importantes na hora de planejar, o nosso negócio, seja ele na área pessoal ou na área profissional.

Deixe um comentário e compartilhe!