EMPRESA
28 de março de 2016
O Empreendedor trabalha no Importante, através do Princípio 80/20
30 de março de 2016

Adoro compartilhar com as pessoas coisas fantásticas que foram um dia pensada e escritas por pessoas que procuram ajudar pessoas, mas ajudar a crescerem, buscar alternativas e eliminar da vida o negativismo, o não posso, o não consigo, é demais para mim, ou ainda, por que eles conseguem e eu não? A vida não foi boa para que eu conseguisse atingir meus objetivos. Creio que todas essas adversidades tem jeito e cura, basta refletir e seguir alguns passos importantes e ter a coragem de assumir a responsabilidade pela sua própria vida, em vez de ficar reclamando e por a culpa nos outros.

Albert Ellis, em seu livro Como Conquistar sua Própria Felicidade, escreveu um capítulo todo sobre isso, e quero colocar aqui alguns pontos importantes desse capítulo que com certeza vai chamar sua atenção:

“Muitos eventos ruins têm seu lado bom. Problemas difíceis são interessantes de resolver. Terminar uma relação amorosa lhe dá a oportunidade de encontrar uma pessoa diferente e descobrir outras intimidades. Ser demitido pode incentivá-lo a aprimorar seus talentos, procurar um emprego melhor ou preparar-se para uma nova profissão.

A adversidade não é exatamente uma coisa fantástica, mas ela pode trazer benefícios reais, se você a encarar de maneira apropriada. Esse é um dos pontos principais que você pode anotar em sua agenda para sentir-se melhor permanecer bem e, por fim, adquirir uma saúde emocional automática.

O desafio das Adversidades e lutar para ser menos afetável:

  1. Decida-se esforçar-se a fim de conquistar a solução elegante para seu problema emocional – tornar-se consideravelmente menos aflito agora e menos afligível no futuro. Aceite as Adversidades que você não pode mudar e opte por ser menos suscetível a elas.
  2. Determinese a agir de acordo com sua decisão de lutar e trabalhar para se sentir menos afetado e menos afetável.
  3. Adquira conhecimento sobre o que fazer e o que não fazer para dar vazão a sua vontade , a sua decisão. Estude, leia livros e outros materiais, como cursos, conversas, terapias individuais ou em grupo. Isso mesmo, estude.
  4. Comece a agir de acordo com sua determinação e conhecimento. Trabalhe para encontrar, desafiar e mudar suas Crenças Irracionais e substituí-las por Crenças Racionais ou Novas Filosofias Eficazes. Trabalhe para trocar seus sentimentos negativos destrutivos em relação às Adversidades, como a ansiedade demasiada, depressão e raiva, por sentimentos negativos saudáveis como tristeza, remorso frustração. Lute para modificar seu comportamento derrotistas por causa das consequências e transformá-lo num comportamento útil, como ausência de compulsões ou fobias, aquisição de flexibilidade interna, curiosidade e espírito aventureiro.
  5. Continue firme e persistente em sua decisão para mudar pensamentos, sentimentos e ações que contribuem para afligi-lo. Encoraje sua determinação para mudar, para adquirir conhecimento sobre como mudar e aja, aja, aja, aja para mudar.
  6. Se tiver uma recaída, mais uma vez decida minimizar suas perturbações, reveja seu conhecimento de como modificar seu jeito, determine-se a agir e obrigar-se a implantar sua decisão e determinação.
  7. Batalhar para conquistar as três metas relacionadas: primeira, tornar-se menos perturbado agora; segunda, manter-se menos derrotista e socialmente destrutivo; terceira, persistir e lutar por essas três metas, aceitando o fascinante desafio de tornar-se consideravelmente menos afetável, embora não totalmente imune!

Bem, espero que com essas etapas fique mais fácil vencer as Adversidades, e ter uma vida mais equilibrada em busco do seus resultados.

ELLIS, Albert, Como Conquistar sua Própria Felicidade, ed. Best Seller, 2a Edição,2004, p.120,121,122.

Deixe um comentário e compartilhe!