36 – Qual é a sua (Vicky Bloch)
25 de agosto de 2016
37 – Aposte no zezinho (Flávio Kosminsky)
26 de agosto de 2016

Quero iniciar esse artigo com um pensamento de Thomas Carlyle: O homem sem propósitos é como um barco sem leme.

Um dos livros que mais me chamou à atenção no tema de propósito, é “Uma vida com propósito” do autor Rick Warren, da editora vida. Talvez já esgotado nas livraria, o meu é 2a edição de 2008 e já está na 7a reimpressão da mesma edição, pois não houve a 3a.

Bem, um capítulo me chamou mais atenção foi o que dirige sua vida?

Essa pergunta me fez refletir, e quero compartilhar com vocês algumas dicas dessa pergunta onde o Rick deu várias, e vou tentar ser o mais breve possível, mas vale a pena refletir sobre cada uma.

“Centenas de circunstancias, valores e emoções podem dirigir sua vida. Eis aqui cinco dos mais comuns:

  1. Muitos são dirigidos pela culpa : Algumas pessoas passam a vida inteira fugindo do remorso e ocultando a vergonha. Esse quadro descreve a maioria das pessoas hoje em dia, a andar pela vida sem propósito.
  2. Muitos são dirigidos pelos ressentimentos e pela raiva : Algumas pessoas apegam-se a mágoas, sem jamais superá-las. Em vez de aliviar a dor por meio do perdão, revivem-na continuamente em pensamento. Quando dirigidas pelo ressentimento, ‘calam-se’ e interiorizam a raiva, enquanto outras ‘se irritam’ e agridem outros. Ambas as reações são nocivas e inúteis.
  3. Muitos são dirigidos pelo medo : Seus temores provavelmente resultam de experiências traumáticas e de expectativas fantasiosas, do crescimento num lar extremamente severo ou mesmo de predisposição genética. Independentemente do que tenha causado tal situação, pessoas dirigidas pelo medo com frequência perdem grandes oportunidades por terem medo de correr riscos. Em vez disso, comportam-se de maneira cautelosa, evitando arriscar-se e tentando manter o status quo.
  4. Muitos são dirigidos pelo materialismo : O desejo de adquirir é o único objetivo na vida de algumas pessoas. O impulso de sempre querer mais baseia-se na concepção equivocada de que possuir mais tornará mais feliz, mais importante e mais protegido, contudo são três expectativas falsas. Bens materiais trazem felicidade apenas temporária. A situação de constante tranquilidade acaba gerando o tedio, e então passamos a desejar novidades, coisas maiores e melhores.
  5. Muitos são dirigidos pela necessidade de aprovação : Algumas pessoas permitem que expectativas alheias de pais, filhos, professores ou amigos, controlem sua vida. Muitos adultos ainda tentam ganhar a aprovação de pais que nunca estão satisfeitos. Outros são dirigidos pela pressão social, sempre preocupados com o que os outros vão pensar. Infelizmente, os que seguem a multidão quase sempre acabam perdidos nela.

Bem, precisamos trabalhar isso, para nos livrar dessas crenças e obstáculos que nos impedem de buscar nosso propósito de vida.

E quais são as vantagens de ter uma vida dirigida por propósitos?

Reflitam no que Rick Warren nos diz:

  1. Conhecer o propósito de sua vida faz com que ela tenha sentido;
  2. Conhecer seu propósito simplifica a vida : ele define o que você faz e o que não faz. O propósito é o padrão pelo qual você avalia suas ações, para saber as que são essenciais e as que não são. Basta perguntar: Essa ação me ajudará a cumprir meu propósito da minha vida?
  3. Conhecer seu propósito ajuda a estabelecer prioridades : Isso faz com que esforços e energias se concentrem no que é importante.
  4. Conhecer seu propósito traz motivação : o propósito sempre produz entusiasmo. Nada mais estimulante que um propósito claro.
  5. Conhecer seu propósito irá preparalo para a eternidade : muita gente passa a vida tentando criar um legado. Tais pessoas querem ser lembradas depois que partirem. Entretanto, o que em ultima análise mais importa não é o que os outros dizem sobre sua vida, mas o que você quer que eles lembrem de você. Sua realizações acabam sendo superadas, recordações são quebradas, reputações não subsistem e homenagens são esquecidas. Mas você estará diante de Deus para contar o que fez com a vida que ele lhe deu.

Viver para criar um legado é um objetivo sem perspectiva. Uma utilização mais sábia do tempo é construir um legado eterno, Você não foi posto nesse mundo para ser lembrado. Você foi colocado aqui a fim de se preparar para a eternidade.”

Quando estiver escrevendo sua declaração de propósito pense nisso.

Fonte: WARREN, Rick, Uma Vida com Propósito, ed. Vida, 2a edição 2008

 

Deixe um comentário e compartilhe!