Desde de 1996 Jim Collins e sua equipe vem pesquisando a desafiadora questão da excelência empresarial, e durante todo esse tempo percebeu que ela depende da excelência de seu líder e liderados.
Collins criou um novo termo da liderança para descrever os lideres, dividindo-os em cinco níveis, como veremos a seguir:
O Líder nível 1 refere-se as competências individuais, ou seja, alguém que usa seu conhecimento e talento para contribuir para a organização.
O Líder nível 2 está ligado as sua habilidades da equipe e o trabalho de maneira eficaz com um grupo.
No nível 3, uma pessoas exibe competências de gerenciamento; ele ou ela consegue organizar as outras pessoas para que estas trabalhem em prol de objetivos compartilhados.
No nível 4 é a liderança no sentido convencional, o líder articula uma visão e estimula um desempenho.
Já no nível 5 é o excelente, é um nível superior de liderança, ou seja, enquanto o nível 4 é bom o 5 é excelente.
Os lideres nível 5 tem todas as habilidades de um líder dos níveis anteriores, e algo mais; eles subordinam às necessidades de seu ego e o próprio interesse às necessidades da organização. Eles tem um comprometimento quase heroico com a empresa e sua missão. Mas esses lideres nunca estão sozinhos, precisam de uma boa equipe com eles, a qual é de sua responsabilidade desenvolver.
“De acordo com Collins, a humildade é um ingrediente essencial da liderança nível 5. Sua fórmula simples é humildade + vontade = nível 5.
Esses lideres nível 5 são um estudo sobre dualidade, “modesto e obstinado”, “tímido e destemido”.
Esses lideres apresentam vários atributos distinto. Embora sejam cruciais para obter resultados excelente, eles nunca se gabam disso, preferindo evitar o protagonismo.
Eles estão determinados em relação aos objetivos da organização; no entanto, não motivam por meio do poder da personalidade em um sentido carismático, mas sim pela demonstração de princípios e padrões. Ao planejar o sucesso duradouro, eles se sentem felizes e até entusiasmados para organizar uma sucessão eficaz.
Quando você muda sua perspectiva sobre a liderança e adota uma visão de nível 5 do mundo, o mapa de talentos da organização muda.”
Olhando para sua liderança, em que nível de excelência você acha que está?
Pense nisso, procure desenvolver as competências de um líder nível 5.
Pense nisso.
Fonte: Liderança como atingir o sucesso organizacional – ed. Bookman