Quero compartilhar com vocês uma experiência feita com uma leitura muito interessante do livro “Como Conquistar sua Própria Felicidade” de Albert Ellis.
Com sou uma pessoa extremamente otimista, e meu pensamentos são sempre para o positivo, percebi que muitas vezes sofro com isso, pois quando as coisas não dão certo, fico frustrado, principalmente quando tenho confiança grande nas pessoas, acredito demasiadamente nelas, e de repente, percebo que as coisas não são bem assim, e então lendo o livro que mencionei comecei a testar esse tipo de equilibrar meus pensamentos, isso tem dado um resultado fantástico, pois assim, tenho condições de resolver melhor os conflitos e lidar melhor com as frustrações.
Compartilho com vocês um pedaço dessa leitura, mas de uma importância vital nos relacionamentos e soluções de problemas:
“O pessimismo, como Martin Seligman e outros psicólogos demonstram, tem perigos reais e pode causar depressão, desespero e inércia. Por outro lado, o “complexo de Poliana”, ou o otimismo exacerbado, como apontou Shelly Taylor, ajudam de forma irreal as pessoas que acreditam que não são capazes de suportar a dura realidade. O “complexo de Poliana”, a visão de que tudo acontecerá para o melhor, também termina com sentimentos de desilusão e horror.
O “complexo de Poliana” ou o otimismo irreal também inibem a precaução e a cautela práticas. Uma pessoa desempregada, se tem “certeza” de que um emprego maravilhoso aparecerá, que atitudes práticas tomara para procurar trabalho? Se uma pessoa tem “certeza” de que seu parceiro ou parceira a ama profundamente pelo simples fato de ela ser quem ela é, independentemente do modo como ela trata esse parceiro, ela precisará de muita sorte para concretizar essa visão tão irrealista.
Como disse Aristóteles mais de dois mil anos atrás, geralmente há um ponto equidistante entre dois extremos, Se você opta pelo ponto intermediário, raramente terá problemas, Segundo as descobertas de Robert Schwartz e outros psicólogos, as pessoas que têm na maior parte do tempo um pensamento positivo ou otimista (cerca de 65%) e pensamentos negativos ou pessimistas (cerca de 35%), têm uma vida mais equilibrada e lidam melhor com as Adversidades.
Para se realizar é preciso aceitar os aspectos indesejáveis da vida, a visão de que são “ruins” e motivar-se para tentar mudá-los. Quando não consegue modificá-los ou fugir deles, você se sente frustrado, infeliz ou desapontado, embora esse sentimento não sejam bons, ainda assim são saudáveis.”
Bem, posso dizer que a experiência me mostrou que isso pode nos ajudar a ter equilíbrio na vida, e ainda, mostra que a vida não é só maravilhas, temos percalços que precisamos aprender a passar por eles, de forma que você saia fortalecido, é isso que tenho aprendido nos últimos dois anos fazendo essa experiência.
Hoje, posso dizer que estou mais fortalecido para conseguir atravessar esses obstáculos, que num primeiro momento, me faziam muito mal, e não me ajudavam a tomar decisões como faço atualmente, e sem medo de errar.
Bibliografia: ELLIS, Albert, Como Conquistar sua Própria Felicidade, ed. Best Seller, 2a edição, p.117/118.