VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA!!!
14 de novembro de 2016
Você é uma formiga ou uma cigarra?
21 de novembro de 2016

Tudo quanto você faz é influenciado por seus valores. Muito embora você não se senta para fazer uma relação do que realmente é importante para você, todas as vezes que toma uma decisão está se apoiando em seus valores, para que eles lhe digam o que fazer.

 Infelizmente, alguns dos valores com base nos quais você opera, são contraproducentes para o seu sucesso e um obstáculo para que você alcance uma vida satisfatória. Veja, muito dos valores inconscientes pelos quais você vive, não foram escolha sua. Eles lhes foram impostos pelos seus pais, seus colegas e pela cultura que o cerca. (A televisão atual é o primeiro formador de valores em nossa sociedade). Você pode estar operando com base em valores e informações incorretos, os quais não subsistem sob pressões.

Os seus valores traçam o mapa do curso de sua vida. A questão é: Em que direção os seus valores o estão conduzindo? Será que eles irão produzir aquilo que espera, ou ao final, você será desapontado?

Os valores também causam muito estresse! O estresse acontece quando aquilo que você diz crer não está à altura daquilo que você realmente faz. Por exemplo:

  • Quando você diz: “Minha família é importante para mim”, mas está sempre ocupado ou cansado demais para usufruir dela.
  • Quando você diz: “Eu valorizo a minha saúde”, porém, trabalha demais, come em excesso e jamais pratica exercícios físicos.
  • Quando você diz: “Eu não sou materialista”, mas fica tão cheio de dívidas, que precisa estar constantemente preocupado com as finanças.

Quando dois de seus valores entram em conflito, isto se chama dilema. Uma pesquisa recente do Gallup revelou que valores incongruentes são a principal causa da tensão emocional. Qual é a solução?

Identificar o que realmente é importante na vida

“… Devemos descobrir o que é bom e seguir aquilo que é justo” (Jó 34:4). Você precisa chegar a uma definição pessoal sobre sucesso — não a definição de outra pessoa, mas a sua própria. Lembre-se disto: O sucesso é o sentimento que experimento quando vivo pelos meus valores. Ele não é um objetivo em si. Você pode ser bem sucedido em qualquer estágio de sua vida, com base nos seus próprios valores e objetivos pessoais. Comece por fazer uma lista das coisas que você mais valoriza em sua vida. Pergunte a si mesmo: “O que será duradouro?”

 Comece por eliminar aquelas coisas que não são realmente importantes

“Não imitem a conduta e os costumes deste mundo, mas seja, cada um, uma pessoa nova e diferente, mostrando uma sadia renovação em tudo quanto faz e pensa. E assim vocês aprenderão, de experiência própria, como os caminhos de Deus realmente satisfazem a vocês”.(Romanos 12:2).

 Whit Criswell é um ex-banqueiro, instrutor e homem de negócios, que conhece o desgaste e as pressões do meio empresarial.

Deixe um comentário e compartilhe!