Venho estudando e praticando a questão de ter tempo, tempo para o importante na vida.
Percebi que pessoas que possuem propósito, tem tempo, e usam para aquilo que agrega valor na vida delas.
Uma vez estudando a biografia de Santo Agostinho, ele disse uma coisa importante sobre o tempo: “o tempo é composto por uma tríade, ou seja, o passado, o presente e o futuro. E disse que as pessoas perdem muito tempo com o passado, outro tempo pensando no futuro e esquecem do aqui e agora, ou seja o presente.”
Ele conceituou muito bem essas três facetas do tempo: “O passado, ele já não existe mais, mas se torna presente, quando trazemos da nossa memória coisas que já aconteceram, e revivemos como se fosse presente, mas não conseguimos mudar o que aconteceu, por exemplo, quando tinha 21 anos, eram épocas de sonhos dourados, mas a realidade hoje é outra, e só ficou na memória, pois coisas que gostaria de ter feito nessa idade, e não fiz, não vai mudar agora. O futuro é uma expectativa, ainda não aconteceu, é uma projeção do que quero que aconteça, mas para acontecer preciso agir no único tempo que existe realmente, ou seja o presente.”
Por isso, devemos nos concentrar no aqui e agora como diz Eckhart Tolle, no seu livro “O Poder do Agora” da Editora Sextante, 2002, no capítulo “Nada Existe Fora do Agora”:
“O passado e o futuro não são tão reais quanto o presente? Afinal, o passado determina quem somos e de que forma agimos no presente. E os nossos objetivos futuros determinam as atitudes que tomamos no presente.
Você ainda não captou a essência do que estou dizendo porque está tentando entender mentalmente. A mente não pode entender esse assunto. Só você pode, Por favor, preste atenção ao seguinte: Você alguma vez vivenciou, pensou ou sentiu alguma coisa fora do agora? Acha que conseguirá algum dia? É possível alguma coisa acontecer ou ser fora do agora? A resposta é obvia, não é mesmo?
Nada jamais aconteceu no passado, aconteceu no Agora.
Nada jamais irá acontecer no futuro, acontecerá no Agora.
O que consideramos como passado é um traço da memória, armazenado na mente, de um Agora anterior. Quando lembramos do passado, reativamos um traço da memória e fazemos isso agora. O futuro é um Agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o Agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no Agora. Obviamente o passado e o futuro não tem realidade própria. Do mesmo modo como a lua não tem luz própria e apenas reflete a luz do sol, o passado e o futuro são apenas um reflexo pálido da luz, do poder e da realidade o esterno presente. A realidade é ‘emprestada’ do Agora.
A essência dessas afirmações não pode ser compreendida pela mente. No momento em que captamos a essência, ocorre uma mudança na consciência, que passa a desviar o foco da mente para o Ser, do tempo para a presença. De repente, tudo parece vivo, irradia energia, emana do Ser.”
Portanto, planejar o futuro, realizar no presente e aprender com o passado é a arte da vida, que vive em função de um propósito.
O que você está fazendo com o seu Agora, reclamando da vida, ou planejando uma vida melhor.
Pense nisso, vive o Agora, para que seu futuro seja o Agora desejado, e seu passado fique como legado de um Agora realizado.